Mundo

'Paz global está longe de ser obviedade', diz Angela Merkel em Fórum pela Paz em Paris

Secretário-geral da ONU alerta sobre ‘engrenagem’ geopolítica atual similar às que conduziram às duas guerras mundiais
Foto: GONZALO FUENTES / AFP
Foto: GONZALO FUENTES / AFP

PARIS - Líderes globais alertaram neste domingo, no Fórum pela Paz, que reuniu 70 líderes globais na capital francesa, que o equilíbrio pacífico mundial pode se encontrar em risco, em decorrência do crescimento do unilateralismo e do nacionalismo em detrimento do multilateralismo, o que pode acirrar instabilidades.

A chanceler federal alemã, Angela Merkel, fez uma advertência sobre perigos que pairam ao "projeto de paz" para o continente europeu, surgido após 1945, que se vê ameaçado pelo nacionalismo e pelo populismo:

— A paz que temos hoje, que nos pareceu em alguns momentos muito indiscutível, está longe de ser uma obviedade, e é preciso que lutemos por ela  — destacou, alertando para o risco de "que comecemos a agir como se pudéssemos pura e simplesmente ignorar nossas relações e engajamentos recíprocos". — Nós vemos claramente que a cooperação internacional, um equilíbrio pacífico entre os interesses de uns e outros e mesmo o projeto europeu de paz estão novamente sendo questionados.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, fez um alerta sobre a instauração de uma “engrenagem” geopolítica global parecida à que conduziu às duas guerras mundiais.

— Muitos elementos hoje têm paralelismos com o início do século XX e também com a década de 1930, o que permite temer uma engrenagem invisível — declarou.

O Fórum reuniu todos os chefes de Estado internacionais presentes em Paris por ocasião do centenário do Dia do Armistício da Primeira Guerra Mundial, à exceção do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Mais cedo, sob chuva, o presidente francês, Emmanuel Macron, exortou os mandatários a somar esperanças “no lugar de contraporem os medos” e de rechaçar “a fascinação pela réplica, pela violência e pela dominação”:

— Juntos, podemos resolver estas ameaças que são o espectro do aquecimento global e a degradação de nossa natureza, a pobreza, a fome, a doença, as desigualdades e a ignorância — afirmou.