Política Eleições 2018

Presidente do TSE convida representantes de Haddad e Bolsonaro para discutir fake news

Rosa Weber pretende focar nos ataques feito à lisura do processo eleitoral e evitar acusações trocadas entre candidatos
A presidente do TSE, ministra Rosa Weber, durante entrevista coletiva Foto: Evaristo Sá/AFP/07-10-2018
A presidente do TSE, ministra Rosa Weber, durante entrevista coletiva Foto: Evaristo Sá/AFP/07-10-2018

BRASÍLIA — A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) , ministra Rosa Weber, deve se encontrar nesta terça-feira com representantes das campanhas dos candidatos à Presidência Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL). Rosa Weber disse, em reunião com os demais ministros da Corte realizada nesta segunda-feira, que convidou integrantes das duas campanhas para discutir as fake news que vem sendo disseminadas sobre a lisura do processo eleitoral.

Segundo presentes no encontro, a ministra destacou que não abordará as acusações trocadas entre os dois presidenciáveis e que a conversa se restringirá ao processo eleitoral. As disseminações de notícias falsas sobre uma possível fraude envolvendo as eleições e métodos de apuração vinculados à urna eletrônica são a principal preocupação da presidente. Rosa enfatizou que vai pedir a colaboração tanto da equipe de Haddad quanto da de Bolsonaro para combater esse tipo de ataque.

A presidente do TSE já reconheceu as dificuldades da Justiça Eleitoral em combater a difusão de fake news, uma das armas mais usadas em campanhas eleitorais deste ano. No dia do primeiro turno, Rosa Weber disse que a distribuição massiva de notícias falsas com fins eleitorais é um fenômeno recente e, por isso, não se sabe ainda como enfrentar o problema.

— Não é que o TSE nada tenha feito. Prevenir fake news, eu não conheço como poderíamos ter atuado nessa área onde temos um princípio maior, da liberdade de expressão, como lembrou o ministro Jungmann – afirmou.