Bolsonaro tentará Previdência em 2018 e confirma convite a Sérgio Moro

Concedeu entrevista ao vivo à TV Record

Depois, falou na Band, SBT e Rede Globo

Presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL) concedeu 1ª entrevista ao vivo após pronunciamento oficial no último domingo (28.out.2018)
Copyright Reprodução

O presidente da República eleito no último domingo (28.out.2018), Jair Bolsonaro (PSL), concedeu sua 1ª entrevista ao vivo para a TV Record na noite desta 2ª feira (29.out). Ele afirmou que estará em Brasília na próxima semana para buscar, junto ao atual governo de Michel Temer, a aprovação da reforma da Previdência ainda em 2018.

“[…] Aprovar alguma coisa do que está em andamento lá, como a Reforma da Previdência, senão como 1 todo, parte do que está sendo proposto, porque evitaria problemas para o futuro governo, no caso seria eu. Também buscar maneiras de evitar as ditas pautas bombas, que nós estamos com deficit monstruoso e não podemos aumentar esse deficit ainda mais para a partir do ano que vem, sob o risco de o Brasil entrar em colapso”, disse.

Receba a newsletter do Poder360

No início de outubro, Bolsonaro tinha outra opinião a respeito da reforma da Previdência proposta pelo governo de Michel Temer: “Não adianta uma proposta que aos olhos apenas de economistas e de alguns políticos é maravilhosa, mas que não passa no parlamento (…) Como minha mãe sempre dizia: remendo novo em calça velha não dá certo. Vamos fazer uma reforma justa“.

O futuro ministro da Casa Civil de Bolsonaro e principal articulador político do presidente eleito, Onyx Lorenzoni, defendeu em entrevista à rádio CBN na manhã de 2ª feira (29.out.2018) que se aprove uma reforma da Previdência “de uma vez”, sem tentar fatiá-la em projetos menores, nem aproveitar a proposta apresentada pelo governo de Michel Temer.

A ideia, segundo ele, é apresentar uma proposta que separe a Previdência de outros itens da assistência social. “O atual governo propôs apenas 1 remendo, tem de ser de longo prazo. Temos de separar Previdência da assistência social, isso é unanimidade, proposta para consertar Previdência e sustentar a poupança interna.

Agora, com de acordo com o que disse Bolsonaro à TV Record, a reforma da Previdência de Temer volta a ser uma possibilidade ainda em 2018.

SÉRGIO MORO EM BRASÍLIA

Além da demonstração de interesse em trabalhar rapidamente a pauta de reformas no Congresso, Bolsonaro confirmou sua intenção de trazer o juiz federal da Lava Jato, Sérgio Moro, para Brasília. Indagado sobre seu convite, respondeu: “Se tivesse falado isso lá atrás, soaria oportunismo da minha parte. Pretendo sim, não só para o Supremo [Tribunal Federal], mas quem sabe até para o Ministério da Justiça. Pretendo conversar com ele, saber se há interesse. Se houver interesse da parte dele, será uma pessoa de extrema importância num governo como o nosso”.

Bolsonaro falou nesta 2ª feira à TV Record, às 19h. Depois à Band (19h26), ao SBT (19h45) e à Globo (20h32).

Eis a íntegra da entrevista à TV Record:

Presidência da Câmara

Bolsonaro reafirmou que seu partido, o PSL, não deve pleitear o cargo de presidente da Câmara.

O militar afirmou que geralmente o presidente “não se mete” na formação da Mesa Diretora da Câmara. “Se não, ganha inimigos etenos lá dentro”. Bolsonaro afirmou que tem falado com integrantes de sua bancada que gostaria que não lutassem pela presidência da Câmara. “Seria um gesto de humildade da nossa parte”, disse.

Queremos que todos participem do governo”. Conforme Bolsonaro, as vagas na Mesa Diretora devem ser ocupadas por quem já tem atualmente mandato. Ele disse que dos 52 deputados eleitos pelo PSL, 46 são novos.

O FIM DA EBC 

A Empresa Brasileira de Comunicação está com os dias contados, disse o presidente eleito. “Não podemos gastar mais de R$ 1 bilhão com uma empresa que tem traço de audiência. Preferimos confiar na mídia tradicional quando o governo quiser fazer os anúncios que tem de fazer.

ESTATAIS

Bolsonaro disse que alguns dados são “estarrecedores”. Ele citou a quantidade de funcionários em estatais, “certas despesas” e a situação deficitária de parte das estatais “que servem apenas como cabide de emprego”.

Não vamos fazer nenhuma maldade com servidor público nem vamos simplesmente desfazer desse nosso capital sem muita responsabilidade”, declarou.

Reeleição

Outro assunto que demonstra uma mudança de postura do presidente eleito é a reeleição nos cargos políticos. Em 20 de outubro, quando chegava na casa de Paulo Marinho para gravar 1 de seus programas de campanha, Bolsonaro afirmou que pretendia acabar com a reeleição, porém, na entrevista o candidato ponderou 1 pouco mais o assunto. “A possibilidade de não concorrer à reeleição é se a gente conseguir fazer uma grande reforma política. Não é apenas ‘eu não vou concorrer a reeleição’”, disse.

PACOTE DE MEDIDAS

“A gente pretende botar um pacotão de medidas que vai atender o agronegócio, a agricultura familiar, a segurança jurídica que o homem do campo precisa, atende a questão da segurança pública para que possamos exercer de fato o legítimo direito a defesa, atende as Forças Armadas”. Segundo Bolsonaro, esse “pacotão” vai atender a todo o país.

LUA DE MEL COM O CONGRESSO?

Tenho 28 anos de Parlamento. Me dou bem com 95% dos parlamentares”.

ARMAS 

“Tivemos referendo em 2005 onde 2/3 da população decidiram pelo direito de comprar armas e munições. Um dos dispositivos diz que tem de comprovar efetiva necessidade de comprar arma de fogo”.

“A orientação nossa é que a efetiva necessidade está comprovada pelo estado de violência no Brasil. Estamos em guerra”.

Também deseja diminuir de 25 para 21 a idade mínima para porte de armas.

Disse também que pretende dar “porte definitivo” para o cidadão.

“O porte de arma de fogo também tem de ser flexibilizado. Eu fico pensando: Por que um caminhoneiro não pode ter porte de arma de fogo?”.

“Se alguém entra na sua casa hoje em dia, se você dá vários tiros naquela pessoa, você responde por tentativa de homicídio e o outro por invasão de domicilio. Vamos acabar com isso”.

“Quem quer fazer a maldade, não precisa procurar arma no mercado. É fácil no mercado paralelo”.

CRIME DE “TERRORISMO”

“No que depender de mim, qualquer invasão, seja pelo MST ou MTST, terá de ser tipificada como terrorista. Propriedade privada é sagrada. Não interessa se é urbana ou rural”.

Suas propostas vão passar? Bolsonaro responde: “90% do que eu quero fazer passa pelo parlamento. 10% apenas por uma caneta presidencial”.

“Movimento social que invade, depreda, que faz essas barbaridades que é o MST, acho que não tem de conversar com eles. Eles têm de se enquadrar na lei”.

LIBERDADE DE IMPRENSA E EXPRESSÃO

Como registrado no início deste post, Bolsonaro falou à TV Record, às 19h. Depois à Band (19h26), ao SBT (19h45) e à Globo (20h32).

A primeira a divulgar a entrevista, foi a Record, de propriedade de Edir Macedo –que apoiou Bolsonaro desde o 1º turno, declarando o voto a favor do militar. A Globo ficou no fim da fila.

Bolsonaro quebrou uma tradição: quase sempre o presidente eleito no domingo dá sua 1ª entrevista, de maneira exclusiva, para a Globo na 2ª feira.

O militar evitou criticar a imprensa citando veículos como fez durante a campanha. Mas deixou transparecer o rancor que traz consigo. Ao falar sobre liberdade de expressão, disse na entrevista à Record: “Quem vai impor limites é o leitor. Certos órgãos de imprensa caíram em descrédito. Estão perdendo assinantes ou perdem telespectadores. Quem vai limitar isso [liberdade de expressão] é o cidadão na ponta da linha, que vai dar 1 grande recado para essas mídias que ousaram tomar partido político”.

A TV Globo perguntou especificamente sobre as críticas do candidato ao jornal Folha de S.Paulo. Quis saber se ele desejaria que a publicação “acabasse”, como havia sugerido durante a campanha. E a resposta: “Não posso considerar essa imprensa digna. Não quero que ela acabe. Mas, no que depender de mim, na propaganda oficial do governo, imprensa que se comportar dessa maneira, mentindo descaradamente, não terá apoio do governo federal (…) Por si só, esse jornal se acabou. Não tem prestígio mais nenhum”.

A propaganda estatal federal é uma mania de países latino-americanos. No Brasil, consome bilhões de reais a cada ano. Não há lei regulando esse tipo de gasto. Em países desenvolvidos simplesmente inexiste tal despesa.

CONVERSA COM HADDAD

Ao SBT, Bolsonaro afirmou que a oposição é “bem-vinda”, ao se referir a uma possível conversa com o Fernando Haddad (PT). “Ela pode […] evitar que você cometa 1 deslize, pode aperfeiçoar projetos. Agora, eu conheço bastante o PT, e eles me conhecem… o que depender de mim, a gente pode conversar. Depende deles agora essa conversa. Não podemos ceder em pontos capitais em que a esquerda defende e nós não.”

Assista à entrevista de Bolsonaro ao SBT:

JOAQUIM BARBOSA

Em entrevista ao Jornal da Band, Bolsonaro falou também sobre a decisão do ex-ministro, Joaquim Barbosa, que declarou voto em Fernando Haddad (PT).

“Eu fui citado pela ocasião da ação penal 470 como parlamentar exemplar, e ele citou ali como o governo do PT comprava o parlamento brasileiro, e citou como exemplo eu, que fui o único deputado da base aliada que não foi comprado pelo PT. Então é uma tremenda contradição por parte de Joaquim Barbosa, eu acho que sua biografia foi mais do que arranhada com essa declaração de apoiar o PT.”

Assista à entrevista de Bolsonaro à Band:

HOMOFOBIA

Ao Jornal Nacional, o presidente eleito falou também sobre preconceito e violência, sobretudo contra integrantes de minorias. Afirmou que “a agressão contra os semelhantes tem que ser punida na forma da lei e se for por 1 motivo como esse tem que ter pena agravada” e disse que ganhou “rótulo” de homofóbico.

“Fui contra a 1 kit feito pelo então ministro da Educação, Haddad, que de 2009 para 2010 chegaria nas escolas 1 conjunto de livros e cartazes e filmes onde passaram crianças se acariciando e meninos se beijando. Não poderia concordar com isso. A forma como ataquei essa questão é que foi 1 tanto quanto agressiva porque achava que o momento merecia isso. Tivemos em parte sucesso porque no ano seguinte a presidente Dilma, depois de ouvir as bancadas evangélica e católica, resolveu recolher o material”, completou.

Assista a seguir a entrevista de Bolsonaro à Globo:

autores